País europeu é uma das nações mais digitais do mundo na área da administração pública e foi destaque no IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples

Case da Estônia é apresentado na 30ª Mercopar como referência em agilidade para abertura de empresas

Foto: Dudu Leal.

O IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples, realizado durante a 30ª Mercopar, apresentou de forma online um participante internacional. O servidor do governo da Estônia, Florian Marcus, falou, diretamente do país europeu, sobre as principais questões que envolvem a digitalização dos serviços da nação europeia, como a abertura de novos negócios. 

A palestra discutiu o funcionamento da administração pública da Estônia. O sistema do país é conhecido pela tecnologia aplicada, 99% dos serviços são realizados virtualmente e exigem a presença física de pessoas apenas para a realização de dois deles: os casamentos e os divórcios. Os demais são digitais, inclusive a abertura de empresas, feitas apenas com assinatura virtual.

Segundo Marcus, o país de 1,3 milhão de habitantes utiliza os dados para otimizar o trabalho do governo e trazer mais praticidade e agilidade na vida dos cidadãos. “Se um país não tem serviços digitais que supram a necessidade da população, os habitantes vão embora ou, no pior cenário, vão abrir contas e documentos online em outras nações, por exemplo”, afirmou.

Florian Marcus trabalha como Conselheiro de Transformação Digital no e-Estonia Briefing Center, órgão do governo da Estônia, onde apresenta os avanços da sociedade digital às partes interessadas dos setores público e privado do mundo todo. Já fez diversas pesquisas em áreas de política e relações internacionais. Também é analista com foco em digitalização e governança eletrônica.

Protocolo de Segurança Sanitária

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira presencial industrial realizada no país cumprindo todos os procedimentos para a sua realização em meio à pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. Saiba mais aqui .

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de geração e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R $ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenamento e Iniciantes. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online .

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar. O público pode acompanhar as atrações também de forma virtual, por meio da plataforma da 30ª Mercopar, no link https://bit.ly/MercoparDigital2021. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.

Mais informações podem ser indicados no site www.mercopar.com.br

Notícias

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul –...

LEIA MAIS
Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 242 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização