Caxias do Sul/RS – Uma feira consolidada, onde os expositores têm objetivos muito bem definidos e que recebe visitantes com poder de decisão. A Mercopar, que acontece em Caxias do Sul até esta quinta-feira (04/10), tem proporcionado as mais variadas oportunidades, reforçando a sua importância para os mais diversos setores da economia. “É um ambiente que serve como termômetro do mercado. Aqui há a possibilidade de prospectar novos negócios, conhecer novas tecnologias e ter acesso a grandes empresas, permitindo a interface com as pequenas”, destacou o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos, em seu discurso na abertura do evento.

Novidades na área da inovação têm atraído visitantes de diferentes cidades e estados brasileiros, como o grupo de 11 empresas que veio a Caxias do Sul reunidas pelo Sindimetal de Londrina (PR). “Estamos bem satisfeitos com a organização dos espaços. Empresas que trouxemos fecharam bons negócios e no ano que vem queremos estar aqui não somente como visitantes, mas como expositores”, diz a supervisora Administrativa do Sindimetal de Londrina, Patricia Menegassi.

E para quem ensina, o espaço da Mercopar é o cenário ideal também para ministrar um tipo de aula um pouco diferente do convencional. Professor do Senai Nilo Peçanha, Leandro Canani trouxe alunos do curso que ministra dentro da Marcopolo para vivenciar experiências que não seriam possíveis dentro da sala de aula. Os menores aprendizes do curso de Montador de Veículos Automotores, que ocorre dentro da empresa caxiense, puderam manusear equipamentos que até então só conheciam na teoria. “Eles viram de perto, como funcionam muitos sistemas, entre eles o simulador de solda. Estar aqui é fundamental para essa gurizada e, com toda a certeza, o que estamos vendo na feira será recurso didático”, afirma Canani que há 25 anos frequenta a Mercopar. “Este ano, me chama muito a atenção as novidades na área da tecnologia”, acrescenta o professor.

BOAS EXPECTATIVAS – Acostumado a participar de Rodadas de Negócios promovidas por várias entidades do Estado e de ver resultados positivos, o analista de vendas da Brum Balanças, de Canoas, José Guilardi, esteve pela primeira vez na Mercopar, com muitas expectativas. “Estou aqui em busca de clientes e vejo este espaço como ideal para oferecer nossos serviços e produtos. Podemos atender a um leque muito grande de empresas que estão aqui”, vislumbra Guilardi. O mesmo entendimento tem a consultora de vendas da Windel Sistemas, de Caxias do Sul, Alais Marcon Rodrigues. Há 10 anos, a feira acompanha sua evolução profissional em diferentes experiências. “Estar aqui é importante para estabelecer contatos. Temos clientes entre expositores e também há a possibilidade de levar propostas de quem expõe aqui para outros que não conhecem a mostra”, avalia Alais.

TECNOLOGIA – Participar de eventos como a Mercopar tem sido considerado diferencial para as empresas que buscam permanecer no mercado, unindo suas produções com a inovação tecnológica. A Selltis, com sede em Caxias do Sul e filial em Joinville, é referência na comercialização de máquinas, acessórios, treinamento e suporte técnico. A empresa tem foco no suprimento das necessidades do mercado e busca cada vez mais estar aprofundada no lema de produzir mais em menos tempo. Conforme seu diretor-executivo André Vecchi, os produtos da Selltis estão de acordo com esta nova plataforma de trabalho na indústria. “Hoje conseguimos realizar tarefas em cinco minutos, que antigamente demorariam mais de uma hora, com a mesma qualidade e um número menor de pessoas envolvidas, diminuindo os custos das empresas. O sistema está cada dia mais automatizado, com trocas de dispositivos mais rápidas”, revela.

Sobre a participação na Mercopar, Vecchi acredita ser uma característica única, porque é diferente do dia a dia tradicional. “Muda o foco da conversa, não é apenas uma apresentação de catálogos. Aqui a aproximação é maior, existe o olho no olho. Enxergar as máquinas e os robôs muda a visão do cliente e ela vira um objeto de desejo. E assim existe mais chances de prospectar mais negócios e a realização de uma venda em si. Se não é visto, não é lembrado”, exemplifica. Em relação ao cenário atual, o diretor considera que o mercado está crescendo lentamente, passo a passo, porém mais consistente do que anos atrás. “Ainda existe uma demanda reprimida, mas, aos poucos, a situação está melhorando”. A empresa está localizada no maior estande nesta edição da feira, apresentando um maior número de equipamentos nos pavilhões da Mercopar. “Sei que é meio contramão da maioria, pode até ser um risco, mas acho que vou colher frutos no futuro, na qual já estarei preparado para um novo momento”, finaliza.

Promovida pelo Sebrae RS com apoio institucional da Fiergs, a Mercopar ocorre das 13h às 20h até quinta-feira, 4. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (51) 3067-5750. Na internet, acesse www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Eduardo Rocha/Mercopar

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio