Blender 1 - MERCOPAR 2015 - SEBRAE RS - Giovani Vieira Fotografia

Caxias do Sul/RS – Imagine transformar um desenho no computador em um objeto. Isso é possível no Laboratório de Prototipagem instalado no centro do Pavilhão 1 da Mercopar, feira que acontece em Caxias do Sul até a próxima sexta-feira (09). Nele, jovens do Polo Marista de Formação Tecnológica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), expositores e visitantes criam de acordo com a imaginação. Durante uma das Oficinas Criativas realizadas, a Blender, o modelador Paulo Medeiros confeccionou peças para um carro controlado por controle remoto que pode ser visto pelos corredores da feira. “A impressora 3D me permitiu fazer a placa, o nome do carro, maçaneta e detalhes do farol e da sinaleira. O que tu desenhar no computador é possível imprimir em 3D. Estamos aqui compartilhando conhecimento e ideias”, conta Medeiros, que participa da Mercopar pela primeira vez.

O coordenador de projetos do Polo Marista de Formação Tecnológica, Ricardo Brodt Leistner Junior, diz que é muito importante a inserção dos jovens na feira. “Eles têm a robótica educacional que estudam diariamente e aqui podem ver onde todo esse trabalho pode chegar. Está sendo uma troca de experiências muito interessante, pois o espaço é aberto a quem quiser participar”, afirma Leistner.

Nesta quarta-feira as Oficinas Criativas se desenvolveram com os temas: Impressora 3D: Criação e desenvolvimento de peças com a utilização de Impressora 3D e fresagem de placas de circuito impresso, com manuseio da Fresa CNC; Design Thinking: Atividades práticas criativas juntos aos participantes a fim de despertar um novo olhar e uma nova atitude, utilizando ferramentas para geração, organização, aprofundamento e visualização de ideias; e Espaço de eficiência Energética – Apresentando soluções como: Manufatura Digital, Motores Elétricos, Iluminação, Câmera Termográfica, Sistemas Fotovoltaicos, Moto Elétrica e assessorias presenciais.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização