Desafio incentiva que startups e MPEs solucionem demandas de grandes empresas
Compartilhe:
Facilitar a transferência de tecnologia e fomentar a colaboração entre startups e MPEs junto a grandes players do mercado nacional e internacional para gerar novos negócios. Essa é a proposta que a Mercopar está trazendo este ano com o Matchmaking Tecnológico. Por meio da plataforma Inno2B (https://feira.mercopar.com.br/matchmaking), empresas âncoras de diferentes segmentos de atuação irão apresentar demandas reais de suas operações na forma de desafios a serem solucionados pelas empresas de menor porte.
Segundo explica o especialista em Inovação do Sebrae RS Gustavo Moreira, os desafios podem incluir desde a identificação de parceiros para desenvolvimento conjunto de produtos até a busca por novas tecnologias que possam ser licenciadas ou adquiridas. “O Matchmaking Tecnológico é uma prática bastante comum em eventos de inovação, feiras tecnológicas e plataformas online que buscam facilitar a troca de conhecimento, inovação aberta e o desenvolvimento de parcerias estratégicas”, conta.
Entre as empresas âncoras estão Randoncorp, Oxygea Braskem SA, Marcopolo, Sicredi e IBR, além da uruguaia Dambo, indústria de exportação de grãos e cereais.
“Trata-se de um processo que é especialmente relevante em ambientes de inovação onde a colaboração é chave para o desenvolvimento de novas soluções, como em parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e hubs de inovação”, resume Moreira.
Os desafios já estão sendo lançados na plataforma. Uma banca avaliadora irá selecionar os projetos (soluções) mais aderentes e as startups e MPEs que irão participar de rodadas presenciais e online junto às empresas âncoras demandantes durante os quatro dias da Mercopar, pela manhã.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar