Fórum da Cadeia Automotiva aponta rumos para o setor frente aos desafios do mercado
Compartilhe:
No segundo dia da Mercopar, evento lotou Espaço Futuro na manhã desta quarta-feira (19)
O público lotou o Espaço Futuro da Mercopar na manhã desta quarta-feira (19), segundo dia da feira, para acompanhar o Fórum da Cadeia Automotiva, que debateu os desafios, perspectivas e as novas tecnologias para o setor. Carlos Panitz, sócio da VE3 Consultoria e Tecnologia, abriu o evento fazendo uma análise do cenário geopolítico nacional e internacional e seus impactos no mercado automotivo. “É preciso monitorar variáveis e desenvolver estratégias considerando novas abordagens para velhos problemas”, falou. Segundo Panitz, entre as tendências que vieram para ficar está o e-commerce, que ganha cada vez mais força, inclusive no B2B.
Ed Juarez Mendes Taiss, consultor na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e responsável pelo desenvolvimento do mercado brasileiro e latino-americano, apresentou as pesquisas inovadoras desenvolvidas no País a partir do uso do nióbio na produção de aço. “O Brasil produz 80% de todo o nióbio do planeta. É um elemento com características únicas para aplicação em montadoras e autopeças, que entrega resistência, redução de poluentes e economia de combustíveis”, destacou.
A coordenadora da Comunidade de Prática de Materiais Compósitos da Embraer e doutora em Materiais Compósitos Aeroespaciais pela UNESP, Tanila Faria, mostrou as principais inovações em materiais e processos aplicados à indústria automotiva, com foco em alta produtividade, design e redução de custos. “O grande desafio é otimizar processos considerando a cadência da cadeia automotiva”, frisou. Joel Boaretto, diretor técnico do IHR – Instituto Hercílio Randon, destacou que uma das megatendências da indústria automotiva é a reengenharia de materiais alternativos e de alta performance, que permitem baratear os produtos. O Fórum contou ainda com a participação de Ruben Antonio Bisi, diretor da Marcopolo, como mediador em um dos painéis.
O Fórum da Cadeia Automotiva é realizado pelo APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, SIMMME, SIMPLÁS e SIMECS, e correalização do Sebrae RS, Senai/RS, SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e Instituto Hélice.
Foto: Eduardo Rocha / Mercopar
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar