V Fórum de Geração Distribuída – Tecnologias e Planejamento para o Futuro da Geração Distribuída.

O Brasil já registra mais de 6,8 GW de potência instalada em geração distribuída (GD) de energia elétrica. O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar entre os estados brasileiros em geração distribuída, com mais de 822 megawatts de potência instalada. A fonte solar fotovoltaica é a mais popular e representa 98% de toda potência instalada em geração distribuída. 

Embora o mercado de GD viva um momento de crescimento exponencial, em especial a solar fotovoltaica, causando um reflexo positivo em toda a cadeia de valor, é fundamental que o empresário que já atua, ou mesmo aquele que deseja atuar no segmento, esteja preparado para um mercado de alta concorrência. 

Num cenário de alta competitividade e de busca incessante por melhorias técnicas, em que o setor industrial se propõe a debater novas formas de gerar energia limpa, renovável e barata, aconteceu o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS. O Fórum foi uma das atrações da 30ª Feira MERCOPAR. Desde 2017 o Fórum GD leva informação e conhecimento para o seu público-alvo – Indústrias, distribuidores, fornecedores de peças e equipamentos, comércio, representantes comerciais, integradores, engenheiros e acadêmicos. Na sua 5ª edição o foco foi a Transição da Matriz Energética Planejamento e Tecnologias para o futuro da GD, com especialistas debatendo sobre tendências tecnológicas e de inovação, as novidades trazidas pelo PL 5829 no que tange a regulação e modelos de negócios e as oportunidades e desafios para a cadeia produtiva. 

O Fórum GD foi uma parceria entre Sebrae RS a FIERGS e o IEL, com apoio do SENAI e o Governo do Estado (SEMA). 

Patrocinadores:                                     Apoiadores: 
Banco BV                                                ABGD 
Soprano                                                  ABSOLAR 
SUNGROW Brasil                                  Sindienergia 
.                                                               Revista 3S 
.                                                               Programa RS Solar 
.                                                               Fórum de Energia 
.                                                               II GEDS 

Para 2022, estamos organizando uma programação ainda mais interessante que em breve será divulgada.