V Fórum de Geração Distribuída – Tecnologias e Planejamento para o Futuro da Geração Distribuída.

A 30ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece de 5 a 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS -, terá em sua programação debates sobre os novos paradigmas na geração distribuída de energia. Esse será o objetivo do V Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, uma parceria entre SEBRAE/RS, FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS e Governo do Estado (SEMA), que terá como tema a Transição da Matriz Energética: Planejamento e Tecnologias para o futuro da GD e acontece no dia 7 de outubro, a partir das 13h30.

Com painéis multitemáticos, o Fórum serve como plataforma para o aprofundamento de temas relevantes a esta realidade, cada vez mais consolidada na matriz energética nacional. Em 2021, o V Fórum GD inicia antes mesmo da Mercopar, com webinars sendo realizados durante o ano. Intitulados Geração Distribuída em Foco, irão abordar as diferentes fontes de energia como a eólica, as pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) e a Biomassa. 

Já na Mercopar, o Fórum será distribuído em três painéis, que terão como temáticas a cadeia produtiva, que a partir da questão principal irá discutir as oportunidades e gargalos da área; as políticas públicas, que no momento traz insegurança ao setor no que tange os impactos regulatórios da geração distribuída no país; e inovação e futurismo, que apresentará o que há de mais novo no segmento, bem como tendências mundiais.