Carro do futuro deverá ser marcado por eficiência e por seu interior inteligente

Futuro da indústria automotiva é tema de talk na Mercopar

Foto: Eduardo Rocha

As principais tendências e tecnologias da indústria automotiva foram tema do Talk Indústria do Futuro, durante a 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul/RS. O evento, com a participação do diretor de Inovação e Tecnologia de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira, ocorreu no fim de tarde desta quarta-feira (18), no palco da Arena Indústria.

O palestrante explicou que a indústria automotiva passa pela primeira grande transformação depois de sua criação. Para César, as novas gerações vão enxergar o carro menos como símbolo de status e mais com o propósito para o qual ele foi criado, que é de ser um meio de transporte. O modal virará solução compartilhada e a preocupação das montadoras será com o seu interior. Como todas as funções serão autônomas, inclusive a direção, os passageiros precisarão de entretenimento a bordo, com conectividade e interação. “No carro do futuro, a escolha do consumidor será pelo seu interior. As empresas que querem se manter no mercado automotivo daqui a 20 ou 30 anos precisam modificar seu foco e criar razões para as pessoas estarem dentro do veículo”, explicou.

O carro do futuro também será um veículo ecologicamente correto. Seu combustível não será mais fóssil – de acordo com César, há, no mundo 97 milhões de carros elétricos, e 95% deles estão na China. Ou seja, a eficiência energética será muito relevante. Além disso, os veículos modernos serão construídos com outros tipos de materiais que garantam a sua eficiência. Metais como aço vão perder cada vez mais a importância. Novas tecnologia com materiais compósitos – utilizados na indústria automotiva por causa de sua resistência – serão cada vez mais comuns. Agora, já há uma substituição de 10% por estas matérias-primas, mas a tendência é aumentar: há um avião que foi fabricado com 50% de materiais compósitos.

Notícias

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Diretor-executivo da instituição considera a Feira uma aliada para a retomada econôm...

LEIA MAIS
Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Movimento que une grandes empresas tem a Mercopar 2021 como uma fonte de inspiração p...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

Altec Industrial, reconhecida pela Mitsubishi Electric, confirma presença na Mercopar 2021

Distribuidora exclusiva Phoenix Contact e Mitsubishi Electric na Região Sul, empresa e...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios 1

CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

A empresa participa há 27 anos da Feira e considera o ambiente uma oportunidade de obt...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização: