Mercopar 2025 – 14 a 17 de outubro de 2025, das 13h às 20h.

Notícias

Inovação e sustentabilidade em foco na Mercopar

Inovação e sustentabilidade em foco na Mercopar

Feira de Subcontratação e Inovação Industrial começou nesta terça-feira em Caxias do Sul

Caxias do Sul/RS – Em épocas de competitividade acirrada, apresentar produtos inovadores e que tenham foco na sustentabilidade ambiental pode significar a conquista de novos mercados. A 23ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que começou nesta terça-feira, 30 de setembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, reúne mais de 500 expositores de vários segmentos, dispostos a prospectar e ampliar negócios. “Esta é uma feira onde os empresários têm possibilidades concretas de fechar negócios. As expectativas são muito boas, principalmente por parte do setor metalmecânico. A inovação é uma tendência muito forte e que já se faz presente na indústria. Inclusive os participantes de outros países estão ávidos e curiosos em conhecer o que estamos desenvolvendo em termos de tecnologia no Brasil”, afirma o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

Participando pela primeira vez da Mercopar, a Tecsistel Soluções em Tecnologia Industrial, com sede em Novo Hamburgo/RS, apresenta uma linha inovadora de máquinas para utilização em vários segmentos, incluindo testes destrutivos de materiais. A empresa também está iniciando o desenvolvimento de um software para equipar máquinas com capacidade de até 2 mil toneladas, utilizadas nos testes de cabos de ancoragem em plataformas petrolíferas e ensaios de hélices de turbinas eólicas. Conforme seu diretor, Evandro Becker, os equipamentos têm tecnologia própria. “Este é o grande diferencial da nossa empresa, pois podemos entregar para nosso cliente final produtos de alta qualidade, com preços bem mais competitivos que a concorrência” comenta.

VISITANTES BUSCAM NOVIDADES – Logo em seu primeiro dia, mesmo com tempo chuvoso em Caxias do Sul, a Mercopar recebeu um bom público, que se destaca pela qualificação. O engenheiro de projetos da Pirelli, Rodrigo Paesi, saiu de Porto Alegre para visitar o evento com um grupo de 20 pessoas da empresa. “Fiquei cinco anos sem vir e agora estou retornando. A feira é interessante principalmente para os profissionais da manutenção, pois há soluções em pneumática e automação, que usamos bastante”, afirma ele. Já o representante comercial Milton Bender, de Panambi, visita a Mercopar há cerca de 10 anos. “Vejo aqui oportunidades de negócios, faço contatos e algumas empresas com que trabalho estão expondo. A feira está crescendo a cada ano”.  O operador de máquinas Emerson de Souza, de Caxias do Sul, fez questão de visitar a feira no primeiro dia para estar por dentro das novidades. “É o terceiro ano que venho. É uma boa feira para conhecer e se atualizar”, conta Souza. Também de Caxias do Sul, o representante comercial Nilton Padilha Feijó é outro profissional que faz questão de conhecer o que há de novo. “Trabalho há 40 anos como representante. Estou levando daqui várias sugestões de negócios”, destaca ele.

A Mercopar segue até a próxima sexta-feira, 3 de outubro, reunindo empresas nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. Estão em Caxias do Sul empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, bem como da Alemanha, Argentina, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Portugal e Turquia. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa

fechar

Seja um expositor