Mercopar 2025 – 14 a 17 de outubro de 2025, das 13h às 20h.

Notícias

Marco Zero Inova RS leva região da Serra e das Hortênsias para o mapa global da inovação

Marco Zero Inova RS leva região da Serra e das Hortênsias para o mapa global da inovação

Lançamento da iniciativa foi durante a Mercopar, que ocorre em Caxias do Sul

Marco Zero Inova RS leva região da Serra e das Hortênsias para o mapa global da inovação

O final do primeiro dia da 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial foi marcado pelo lançamento de uma iniciativa que visa incluir a região da Serra e das Hortênsias na rota do mapa global da inovação: o Inova RS. A cerimônia do Marco Zero Inova RS Região da Serra e Hortênsias foi no Espaço Mercopar e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. O secretário estadual de Inovação e Tecnologia, Luís Lamb, apresentou a proposta, inspirada em projetos já existentes pelo mundo, em um auditório lotado, quando expôs a palestra O Papel da Inovação – A Nova Economia.

O projeto constitui na articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade para promover ações referentes à inovação. A ideia é organizar a iniciativa em 13 regiões do Rio Grande do Sul, e, na terça-feira (01), foi a vez da Serra e das Hortênsias.

O Inova RS nasce de comitês de articulação e estratégicos que identificam perfis e fazem diagnósticos das regiões. Com base nisso, são lançados desafios que devem ser atendidos com projetos em que o componente central seja a inovação. O objetivo é caminhar para o conceito cada vez mais trabalhado e seguido de Cidades Inteligentes. Já no final do encontro de terça-feira, começaram as reuniões para definir os comitês. Lamb destacou números importantes para o setor da inovação no Estado, entre eles a informação de que o Rio Grande do Sul forma anualmente 2 mil doutores.

Conhecimento em prática
Representando o setor das universidades, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, falou da importância de colocar em prática o conhecimento. “Nosso desafio é lidar com o tempo, o conhecimento está disponível”, pontuou o reitor.

Marcos Rossi, CEO do Gramado Summit, falou da satisfação em estar à frente de um projeto em uma região que já aposta muito em tecnologia e inovação. Assim, para ele, o Inova RS fortalece a área como fomentadora.

O empresário Daniel Randon destacou o DNA da região da Serra e das Hortênsias e o comprometimento de sua comunidade em empreender. “Não se sai de uma crise sem inovação, que gera conhecimento e competitividade”, afirmou Randon.

De Zotti Comunicações
Foto: Cleiton Thiele

fechar

Seja um expositor