Além de 271 expositores confirmados, feira conta com muita inovação e conhecimento industrial

Mercopar começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

 

Em busca de oportunidades de novos mercados e apresentando produtos inovadores, 271 empresas estarão no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, a partir desta terça-feira, 1º de outubro, participando da 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial. Realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), a mostra acontece até quinta-feira (03), das 13 às 20h, em Caxias do Sul, focada nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups. Pela manhã acontecem as programações paralelas, direcionadas à qualificação, informação e geração de negócios, como o Encadear Summitt’2019, o lançamento do projeto Cidade Empreendedora e o III Seminário Brasil Mais Simples. A cerimônia de abertura oficial ocorre às 13h30min, no Espaço Mercopar.

O presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, destaca que, em 28 anos de história, a Mercopar desenvolveu uma trajetória exitosa conquistando expositores, visitantes e proporcionando a aproximação das pequenas com as grandes empresas do Rio Grande do Sul e do Brasil. “A geração de negócios, a abertura de novos mercados, as últimas tendências e as tecnologias para a inovação na indústria estão na missão desta feira desde a sua primeira edição, e essas características se fortalecem a cada ano”.

Segundo Petry, a união de esforços e expertises entre Sebrae e FIERGS resultou em uma feira 39% maior que a do ano passado, com expositores qualificados e público-visitante focado em negócios. “Além disso, preparamos uma programação paralela que evidenciará temáticas como encadeamento produtivo, indústria 4.0, políticas de desburocratização, entre outros assuntos de interesse dos empreendedores gaúchos”, cita o presidente.

PROGRAMAÇÃO

Além da exposição de produtos e serviços nos estandes, a Mercopar conta com uma programação preparada para envolver visitantes e expositores num mundo de inovação, tecnologia e da Indústria 4.0. Também será palco da maior Rodada de Negócios já realizada pelo Sebrae RS, contando com 79 compradores e 334 vendedores. Estão confirmados para a atividade compradores como Argos Guindastes, Arcelormittal, Bomag, Borrachas Vipal, Bruning Tecnometal, Buschle & Lepper, Caloi, Celulose Irani, Ferramentas Gedore, Gerdau, InterCement, Jumil, Kepler Weber, Klabin, Kuhn do Brasil, Marchesan Tatu, Metso Brasil, Trapp, Schulz Compressores, Sew-Eurodrive Brasil, Sumig, Thyssenkrupp, Trutzschler e Yara Brasil Fertilizantes. “Já tínhamos uma expectativa de crescimento, mas percebemos que o otimismo dos empresários em relação à feira deste ano se deu muito em função da parceria com a FIERGS, numa reformulação da Mercopar focada em inovação e conhecimento, associada à geração de negócios”, ressalta Fábio Krieger, gerente de Indústria do Sebrae RS. A atividade acontece nos dois primeiros dias do evento, das 13 às 19h.

O Encadear Summit’19, que ocorre no primeiro dia da feira, é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas. O Encadear compreende três eixos: negócios, inovação e conhecimento, por meio de palestras com especialistas e painéis de debates com uma palestra magna, às 10h, sobre “A digitalização da economia”, que será apresentada por Nicholas William Wright, da Catapulta Digital.

SALÃO DE INOVAÇÃO

O Salão de Inovação é uma área interativa da feira que reunirá o público jovem, criterioso e criativo, em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Este ano o espaço contará novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talks e experiências tecnológicas.

JORNADA 4.0

O sucesso da realização da primeira edição da Jornada 4.0 idealizada no ano passado pela FIERGS foi determinante para que, neste ano, o evento acontecesse junto à Mercopar. Ligada a empresas de tecnologia direcionadas para a indústria, a ação será desenvolvida durante os três dias da feira e terá a participação das empresas expositoras Metalwork, Novus, Easypro, SPI, Eletronor, Universal Robots, Be Modular, Print Up, Advanced IT e MPL. No Seminário que será desenvolvido dia 2 de outubro, das 13h30min às 17h, e com o tema “Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial”, a abertura contará com a participação de Daniel Randon e Carlos Martini, coordenador e conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, respectivamente.

TRANSPORTE PARA A FEIRA

Visando oferecer maior conforto aos participantes e visitantes da 28ª Mercopar, uma ação conjunta e inédita do SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul) e do SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho) vai estar presente nesta edição. Com organização da Mercopar e apoio dos hotéis e do Sinditranspf (Sindicato dos Transportadores de Passageiros da Serra Gaúcha), haverá transporte gratuito para o Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva.

Nesta edição, o serviço será ofertado nos hotéis listados abaixo e, para utilizar o transfer, o visitante apenas solicita informações junto às recepções. No Roteiro 1 estão SkySamuara Hotel, Hotel Oteo Caxias, Dall”Onder Antex Hotel, Hotel Intercity Caxias e Ibis Hotel Caxias. E no roteiro 2 o Swan Tower Hotel, Blue Tree Tower Hotel, Letto Hotel Caxias, Cosmos Hotel e Personal Royal Hotel.

O patrocínio da 28ª Mercopar é da Marcopolo, Porto de Rio Grande, Randon e Sicredi Pioneira. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.mercopar.com.br.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização