Além de 271 expositores confirmados, feira conta com muita inovação e conhecimento industrial

Mercopar começa nesta terça-feira em Caxias do Sul

 

Em busca de oportunidades de novos mercados e apresentando produtos inovadores, 271 empresas estarão no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, a partir desta terça-feira, 1º de outubro, participando da 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial. Realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), a mostra acontece até quinta-feira (03), das 13 às 20h, em Caxias do Sul, focada nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups. Pela manhã acontecem as programações paralelas, direcionadas à qualificação, informação e geração de negócios, como o Encadear Summitt’2019, o lançamento do projeto Cidade Empreendedora e o III Seminário Brasil Mais Simples. A cerimônia de abertura oficial ocorre às 13h30min, no Espaço Mercopar.

O presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, destaca que, em 28 anos de história, a Mercopar desenvolveu uma trajetória exitosa conquistando expositores, visitantes e proporcionando a aproximação das pequenas com as grandes empresas do Rio Grande do Sul e do Brasil. “A geração de negócios, a abertura de novos mercados, as últimas tendências e as tecnologias para a inovação na indústria estão na missão desta feira desde a sua primeira edição, e essas características se fortalecem a cada ano”.

Segundo Petry, a união de esforços e expertises entre Sebrae e FIERGS resultou em uma feira 39% maior que a do ano passado, com expositores qualificados e público-visitante focado em negócios. “Além disso, preparamos uma programação paralela que evidenciará temáticas como encadeamento produtivo, indústria 4.0, políticas de desburocratização, entre outros assuntos de interesse dos empreendedores gaúchos”, cita o presidente.

PROGRAMAÇÃO

Além da exposição de produtos e serviços nos estandes, a Mercopar conta com uma programação preparada para envolver visitantes e expositores num mundo de inovação, tecnologia e da Indústria 4.0. Também será palco da maior Rodada de Negócios já realizada pelo Sebrae RS, contando com 79 compradores e 334 vendedores. Estão confirmados para a atividade compradores como Argos Guindastes, Arcelormittal, Bomag, Borrachas Vipal, Bruning Tecnometal, Buschle & Lepper, Caloi, Celulose Irani, Ferramentas Gedore, Gerdau, InterCement, Jumil, Kepler Weber, Klabin, Kuhn do Brasil, Marchesan Tatu, Metso Brasil, Trapp, Schulz Compressores, Sew-Eurodrive Brasil, Sumig, Thyssenkrupp, Trutzschler e Yara Brasil Fertilizantes. “Já tínhamos uma expectativa de crescimento, mas percebemos que o otimismo dos empresários em relação à feira deste ano se deu muito em função da parceria com a FIERGS, numa reformulação da Mercopar focada em inovação e conhecimento, associada à geração de negócios”, ressalta Fábio Krieger, gerente de Indústria do Sebrae RS. A atividade acontece nos dois primeiros dias do evento, das 13 às 19h.

O Encadear Summit’19, que ocorre no primeiro dia da feira, é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas. O Encadear compreende três eixos: negócios, inovação e conhecimento, por meio de palestras com especialistas e painéis de debates com uma palestra magna, às 10h, sobre “A digitalização da economia”, que será apresentada por Nicholas William Wright, da Catapulta Digital.

SALÃO DE INOVAÇÃO

O Salão de Inovação é uma área interativa da feira que reunirá o público jovem, criterioso e criativo, em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Este ano o espaço contará novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talks e experiências tecnológicas.

JORNADA 4.0

O sucesso da realização da primeira edição da Jornada 4.0 idealizada no ano passado pela FIERGS foi determinante para que, neste ano, o evento acontecesse junto à Mercopar. Ligada a empresas de tecnologia direcionadas para a indústria, a ação será desenvolvida durante os três dias da feira e terá a participação das empresas expositoras Metalwork, Novus, Easypro, SPI, Eletronor, Universal Robots, Be Modular, Print Up, Advanced IT e MPL. No Seminário que será desenvolvido dia 2 de outubro, das 13h30min às 17h, e com o tema “Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial”, a abertura contará com a participação de Daniel Randon e Carlos Martini, coordenador e conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, respectivamente.

TRANSPORTE PARA A FEIRA

Visando oferecer maior conforto aos participantes e visitantes da 28ª Mercopar, uma ação conjunta e inédita do SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul) e do SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho) vai estar presente nesta edição. Com organização da Mercopar e apoio dos hotéis e do Sinditranspf (Sindicato dos Transportadores de Passageiros da Serra Gaúcha), haverá transporte gratuito para o Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva.

Nesta edição, o serviço será ofertado nos hotéis listados abaixo e, para utilizar o transfer, o visitante apenas solicita informações junto às recepções. No Roteiro 1 estão SkySamuara Hotel, Hotel Oteo Caxias, Dall”Onder Antex Hotel, Hotel Intercity Caxias e Ibis Hotel Caxias. E no roteiro 2 o Swan Tower Hotel, Blue Tree Tower Hotel, Letto Hotel Caxias, Cosmos Hotel e Personal Royal Hotel.

O patrocínio da 28ª Mercopar é da Marcopolo, Porto de Rio Grande, Randon e Sicredi Pioneira. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.mercopar.com.br.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio