Mercopar é sinônimo de inovação e oportunidades para a indústria
Compartilhe:
Caxias do Sul/RS – Empresas dispostas a dar uma resposta positiva com relação ao momento econômico, aproveitando todo o clima de negócios gerado pela Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que começou nesta terça-feira (06) e segue até a próxima sexta (09), em Caxias do Sul. Os mais de 400 expositores de vários estados transformam os pavilhões do Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva em um ambiente onde é possível observar um número expressivo de inovações e possibilidades de melhorias nos processos industriais. “Esta é uma feira consolidada, onde existe uma grande oportunidade de contatos e de negócios, onde as empresas, especialmente as micro e pequenas, podem ter acesso às novas tecnologias. Além disso, a Mercopar agrega variáveis importantes, principalmente na área da inovação”, explica Ayrton Pinto Ramos, diretor Técnico do SEBRAE/RS.
ROBÓTICA – Os visitantes que passarem pelos corredores da Mercopar terão oportunidade de conhecer novidades que estarão em breve não só no mercado brasileiro, mas também no internacional. Uma das atrações é apresentada pela Powermig, de Caxias do Sul, que se dedica à robótica industrial de solda e manipulação. A empresa, que participa da feira há cinco anos, trouxe máquinas como o robô japonês Panasonic TM1800, que trabalha com soldagem Mig/Mag e é considerado o robô mais moderno do mundo. A célula robotizada destaca-se pela elevada velocidade empregada em cada um dos seis eixos, o que aumenta consideravelmente a produtividade e reduz o tempo de ciclo dos processos. Outro destaque é o robô de solda da marca sueca ABB, que consegue manipular até 350 quilos, seja para pintura, usinagem ou rebarba. Conforme a analista de Marketing da Powermig, Patrícia Zucco, os robôs são adaptáveis à maioria dos processos industriais, de acordo com a necessidade do cliente. “A nossa expectativa é mostrar os nossos produtos e divulgar o nosso nome. É preciso disseminar a cultura da robótica. E a Mercopar é a vitrine da marca, pois quem vem para a feira vem em busca de tecnologia”, afirma Patrícia.
NOVIDADE MUNDIAL – Expositora tradicional da Mercopar, a Omnitec, de Canoas, que desenvolve, projeta e fabrica produtos de automação industrial, entre outras áreas, aproveita esta edição para apresentar uma novidade mundial, já patenteada, inédita no mercado. Este produto é uma plataforma de transporte, que pode ser utilizada para diversas finalidades. O diretor da empresa, Werner Spieweck, explica que a plataforma, desenvolvida em parceria com o SEBRAE, vai diminuir custos e riscos. Segundo ele, o equipamento serve, por exemplo, para limpezas de fachadas de prédios e empresas, monitoramento de câmeras de vigilância, transportes de banners em locais de grande altura, tudo através de controle remoto, entre outras finalidades. “Isto vai ajudar bastante, principalmente para prestadores de serviços e empresas que fazem locação de equipamentos. Além disso, dispensa o operador, diminuindo o gasto e risco de acidentes”, acrescenta o empresário. Para Spieweck, a presença na Mercopar é importante sob todos os aspectos. “Aqui é importante ver e ser visto, além de contatar clientes e fornecedores. Mesmo se não houver alguma venda nos dias da feira, é importante estar aqui porque os negócios vão evoluindo com o tempo. Podem demorar semanas ou meses, mas no âmbito geral sempre é produtiva a participação”, ressalta o diretor da Omnitec.
RODADAS DE NEGÓCIOS – A partir desta quarta-feira (07) a Mercopar dá início ao Projeto Comprador e as tradicionais Rodadas de Negócios. Mais de 60 empresas compradoras de grande e médio porte abrirão suas agendas para cerca de 300 vendedores, que mostrarão seus produtos nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.500 reuniões de negócios ao longo da feira.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Eduardo Rocha /Divulgação/Mercopar