Mercopar ganha registro na Libras
Compartilhe:
No quesito acessibilidade, a edição 2024 da maior feira de inovação industrial da América Latina deixou um legado para a história: a palavra “Mercopar” ganhou seu registro oficial na Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa é uma das diversas entregas realizadas pela startup de impacto social especializada na inclusão assertiva das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho, Semearhis.
A exemplo de nomes próprios, de empresas ou eventos, o sinal – vitalício e que não pode ser alterado – carrega “traços” que o personalizam. No caso da Mercopar, a junção dos dois sinais que representam as palavras “feira” e “indústria”. De autor desconhecido, o sinal foi disseminado de forma natural ao longo do histórico da feira, que oferece tradução em Libras para toda a sua programação de conteúdo, como em palestras e paineis.
Durante toda a feira, o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, contou com uma Central de Acessibilidade para recepção das PcD, credenciamento com equipe capacitada, intérpretes de Libras nos palcos e no tour guiado, audiodescrição, praça de alimentação adaptada em Libras e Braille, além de profissionais habilitados para acompanhar o público das PcD.
No seu canal no Youtube, a Semearhis postou um vídeo ensinando o novo sinal.
Link: www.youtube.com/watch?v=8922PoT0S7w.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar