Inovação, indústria 4.0 e a aproximação de pequenos negócios e startups de grandes players do setor conquistaram o público que circulou pelo Centro de Eventos da Festa da Uva

Caxias do Sul/RS – Com um conceito renovado e aprovado pelos visitantes, a Mercopar 2018 trouxe para o Centro de Eventos da Festa da Uva um conjunto de inovações relacionadas à indústria 4.0, encadeamento tecnológico entre pequenas e grandes empresas e a promoção de conexões entre as soluções desenvolvidas pelas startups para os grandes players do setor industrial. “Muito mais do que um espaço onde as empresas expõem seus produtos e serviços, nesta edição da feira oportunizamos o intercâmbio de conhecimento e a troca de ideias, além de aproximar o aspecto tecnológico das startups das necessidades das grandes empresas. É um movimento em que todos saem ganhando”, ressalta o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos. A 27ª edição da Mercopar recebeu mais de 10 mil visitantes entre os dias 2 e 4 de outubro, em Caxias do Sul.

A projeção de negócios também foi positiva na avaliação do Sebrae RS. Ao longo dos três dias do evento, chegou-se a casa dos R$ 54.4 milhões, considerando os resultados das rodadas de negócio e também o atendimento feito diretamente nos estandes. Pesquisa realizada junto aos expositores indicou ainda que 92,3% pretendem participar da próxima edição da feira em 2019. Outro dado a ser destacado é que 64% consideraram que a feira superou e atendeu às expectativas. “Levando em conta que neste ano tivemos três dias de feira, em comparação com os quatro dias do ano passado, os valores projetados praticamente se mantiveram. E isso é um fator relevante, considerando-se o cenário atual. A Mercopar cumpriu novamente com a sua proposta de fomentar a competitividade dos segmentos industriais vinculados à feira, aproximando empresas e proporcionando a geração de negócios”, acrescenta Ramos.

VENDAS – As Rodadas de Negócios confirmaram, mais uma vez, serem uma excelente ferramenta para colocar na mesma mesa pequenas e microempresas com grandes compradores. Neste ano, após 1.600 reuniões nos dois primeiros dias, foi possível identificar até mesmo quem, efetivamente, realizou vendas no próprio evento. Foi o caso da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, que efetivou uma negociação na ordem de R$ 500.000,00, referente a um sistema de energia fotovoltaica para uma empresa de rações e produtos animais do Mato Grosso do Sul. “Participei pela primeira vez das rodadas e essa venda para mim foi uma surpresa, porque, normalmente, uma negociação de grande porte leva mais tempo. O que facilitou é que sentamos com a pessoa certa, o profissional que toma a decisão”, contou o representante comercial da Solled, Jonas de Melo. A empresa instala sistemas fotovoltaicos de pequeno, médio e grande porte.

Quem também obteve resultados práticos foi o diretor-executivo Lucas da Tecnilange Usinagem Industrial, Germano Lange, que iniciou uma negociação expressiva nas rodadas. “Realizei 22 reuniões no primeiro dia e 20 no segundo. Desde 2005 estamos expondo e participando das rodadas e essa é a nossa forma de captar clientes, pois não temos vendedor externo. Nem cogitamos não participar da Mercopar”, afirmou ele, lembrando que apenas no primeiro dia fechou R$ 600.000,00 em negociações. “Se eu tivesse que visitar todas essas empresas gastaria no mínimo R$ 50.000,00 e levaria cerca de seis meses. Esse ambiente é excelente para captar clientes. A Mercopar é a vitrine para mostrarmos nosso diferencial”, complementou.  A Tecnilange, de Santa Cruz do Sul, trabalha há 33 anos com usinagem não seriada.

A Mercopar foi promovida pelo Sebrae RS, com o apoio institucional da Fiergs, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Mais informações podem ser obtidas pelo www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Eduardo Rocha/Mercopar

Notícias

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Diretor-executivo da instituição considera a Feira uma aliada para a retomada econôm...

LEIA MAIS
Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Movimento que une grandes empresas tem a Mercopar 2021 como uma fonte de inspiração p...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

Altec Industrial, reconhecida pela Mitsubishi Electric, confirma presença na Mercopar 2021

Distribuidora exclusiva Phoenix Contact e Mitsubishi Electric na Região Sul, empresa e...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios 1

CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

A empresa participa há 27 anos da Feira e considera o ambiente uma oportunidade de obt...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização: