Rodada 1 - MERCOPAR 2015 - SEBRAE RS - Giovani Vieira Fotografia

Caxias do Sul/RS – A qualidade e a quantidade das Rodadas de Negócios realizadas durante o Projeto Comprador na 24ª edição da Mercopar proporcionaram uma grande participação de empresas de todos os portes. O evento, já tradicional na Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que acontece anualmente em Caxias do Sul,  é uma oportunidade fundamental tanto para as compradoras, que atendem no mínimo 14 vendedores em uma tarde, quanto para as micro e pequenas que querem mostrar seus produtos e serviços.

Segundo o coordenador estadual das Rodadas de Negócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), Jakson da Luz, o ambiente permite a aproximação entre as pequenas e grandes empresas. “Neste ano conseguimos um número maior de compradoras, cerca de 60, que realizaram 1.400 reuniões com 302 empresas vendedoras. Temos depoimentos muito bons de quem deseja aumentar a sua carteira de fornecedores”, explica Jackson da Luz.

A analista de suprimentos da Braskem, Daiane Turmina, participou pela primeira vez das rodadas e selecionou 14 empresas para atender no primeiro dia. Acabou recebendo 25. “Há empresas novas e as já consolidadas também. Procuramos por fornecedores de serviços e optamos por não depender de poucos. Os fornecedores vêm bem interessados. Eles querem desenvolver o negócio e ocorre uma troca de experiências muito positiva. Os dois lados saem muito agradecidos”, disse Daiane.

Por outro lado, nem sempre vender é o mais importante nessa hora. O profissional da Correfer, empresa de Cocal do Sul, Santa Catarina, Daniel Correa, valoriza muito o contato frente à frente com o responsável pelas compras. “É preciso uma boa conversa para que se tenha um bom relacionamento, e não pensar só no vender. Se isto acontecer, talvez ela lembre de ti no futuro”, afirma ele, acrescentando que também é importante transmitir segurança e convidar o cliente a conhecer a empresa.

RECEPTIVIDADE – A Rodada de Negócios proporciona um contato que o vendedor não teria se procurasse a empresa num ambiente fora da feira. É o caso do consultor técnico de vendas Orlando Gerson Setem, da Antares Acoplamentos, de Caxias do Sul. “Independente de fechar negócios, aqui na Mercopar consigo contatos que não são possíveis no dia a dia. Tenho clientes de São Paulo que, mesmo eu trabalhando lá, é possível fazer a reunião aqui. É preciso ter um certo relacionamento e todo o contato com o cliente é importante”, afirma Setem.

Para a compradora da Schulz S.A., de Joinville, Santa Catarina, Camila Bertolotti, é interessante conhecer empresas do Sul e aproximar o contato com aquelas que já conhece. “Estou achando bastante produtivo. Buscamos serviços de usinagem, embalagens, EPIs, peças para proteção, borracha, vedações, conexões e serpentinas, entre outros produtos. Aqui faremos o contato para futuramente finalizar os negócios”, destaca Camila. O comprador técnico da CAF Brasil Indústria e Comércio S.A., Márcio Silva, atendeu em torno de 45 vendedores em dois dias. A multinacional espanhola instalada em Porto Alegre fabrica e oferece manutenção de trens. “Fizemos bons contatos nas rodadas de negócios. Procuramos por serviços de adequação da NR13, usinagem e peças técnicas. Pretendemos criar novas parcerias ao longo do ano, buscar qualidade nos serviços e bons preços”.

SKYPE – Uma das novidades neste ano foi a participação, via Skype, de empresas da Colômbia e do Uruguai. Estas compradoras realizaram todo o processo semelhante ao das empresas brasileiras, com a diferença de que o contato foi realizado pela internet. O sistema funcionou sem problemas e vários negócios foram encaminhados.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização