Monitoramento energético será uma das soluções apresentadas durante a Mercopar 2021
Compartilhe:
Planejamento das empresas e indústrias para as questões energéticas será uma das soluções apresentadas pela Startup Energia das Coisas durante a Feira de Inovação Industrial
Em parceria com SEBRAE a startup Energia das Coisas está presente na 30ª. Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece entre os dias 5,6 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul. Durante o evento, a startup apresentará a solução, que leva o mesmo nome da empresa – Energia das Coisas (EdC), que visa monitorar o uso racional de energia elétrica por parte das indústrias, empresas e comércios.
Para o CEO da Energia das Coisas, Rodrigo Lagreca, a Mercopar é um evento consolidado e fundamental para geração de novos negócios. “Estar presente nessa edição, num momento em que as empresas precisam conhecer e investir em monitoramento energético, visando assim, minimizar os custos de energia e reduzirem a possibilidade de cortes energéticos é fundamental”, avalia.
Para Lagreca, estamos num momento em que, caso as empresas e indústrias não adotem medidas que viabilizem gestão de gastos, como a instalação de monitoramento energético, o custo será ainda mais alto. Com o monitoramento, o EdC por exemplo, ajuda a identificar os maquinários que possuem um maior risco de pane com cortes bruscos de energia. “Conseguimos apontar ao consumidor quais equipamentos podem ter fadiga de motor, e com isso, minimizar custos de perda total do equipamento, além de reduzir o consumo”, explica. Segundo ele, cada maquinário com o tempo passa a ter uma fadiga de motor, e com isso consumir uma maior carga energética. “Com a identificação de quais são esses equipamentos de maior consumo e de maior risco de perda com possíveis quedas de energia, a empresa consegue, não apenas economizar como colaborar na minimização da crise energética”, pontua.
“É uma ferramenta que possibilita o engajamento do consumidor, pois a cada ato que o usuário faz, como por exemplo ligar o ar-condicionado, o monitor acusa esse aumento de carga. Essa resposta rápida que o equipamento proporciona permite o envolvimento e o entendimento que os impactos que isso causa, gerando assim o consumo consciente e o menor desperdício de energia elétrica”, aponta.
Segundo Lagreca, para as empresas é uma excelente alternativa e a redução podendo ter uma economia de 10% a 30% ou mais, dependendo do seu engajamento nas ações de eficientização escolhidas. “O mais importante, além da economia propriamente dita, é o consumo inteligente que os colaboradores passam a executar, além de aprender conceitos de eletricidade e aprender os benefícios de comprar equipamentos corretos que possuam o selo PROCEL”, explica. “Além do que, com o aplicativo, o consumidor passa a entender quanto custa o tempo do uso do de uma determinada máquina, o custo de se manter o ar-condicionado ligado. Quanto mais acompanhar o consumo e notificar o sistema, mais inteligente o monitoramento se tornará e mais ajustado a interpretar o consumo”, enfatiza.
O EdC possibilita a medição separada entre diversas áreas ou equipamentos da empresa, gerando relatórios completos que geram uma análise de parâmetros, como tensão, corrente, potência real, potência aparente, fator de potência, tudo separado por fases e em granularidade que varia de dia, hora, minutos e até segundos, possibilitando o controle total dos custos energéticos da empresa. “Essa resposta rápida que o equipamento proporciona permite o envolvimento e o entendimento que os impactos que isso causa, gerando assim o consumo consciente e o menor desperdício de energia elétrica” finaliza.
Protocolos de segurança sanitária
Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os protocolos para a sua realização em meio à pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. Saiba mais aqui.
Sobre a Mercopar
A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R$ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.
A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar. O público pode acompanhar as atrações também de forma virtual, por meio da plataforma da 30ª Mercopar, no link https://bit.ly/MercoparDigital2021. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.
Mais informações podem ser obtidas no site www.mercopar.com.br