Caxias do Sul/RS – O tema “robótica” sempre suscita muitas dúvidas por parte de empresários e trabalhadores. Para auxiliar no esclarecimento do assunto, a Mercopar contou nesta quarta-feira com uma palestra específica sobre esta pauta, junto à programação paralela que acontece em Caxias do Sul. O supervisor do Departamento de Automação e Robótica da empresa Mectrol, Heitor Prado, mostrou vídeos de diversas linhas de produção onde as células robóticas ou robôs podem fazer a diferença e trazer vantagens para a empresa.

“Precisamos desmistificar a ideia de que o robô irá tirar o trabalho do funcionário. Há funções perigosas ou maçantes onde o trabalhador pode ser deslocado para outra atividade ou até mesmo aprender a operar a célula. Além disso, os robôs podem ser usados para a padronização da produção, evitando desperdícios, obtendo ganhos de qualidade e proporcionando rapidez. O robô trabalha quantas horas você quiser”, explicou Prado.

Conforme ele, a Mectrol vende não só o robô, mas a engenharia e a inteligência. “Fazemos uma visita à empresa, analisamos a área e o layout e realizamos um estudo das variáveis antes de apresentar o orçamento, porque ter a tecnologia qualquer um pode ter. Na média, a célula ou robô se paga entre um ano e meio ou dois”, afirma Prado. A Mectrol impulsiona o progresso industrial há mais de 10 anos em todo território nacional e em alguns países da América Latina, fornecendo produtos de alto desenvolvimento tecnológico na área de automação industrial, máquinas operatrizes, eletrônica, ramo moveleiro, metalmecânico, indústria gráfica, automotiva, bebidas, alimentícia, plástico, óleo e gás, geração de energia, entre outras.

A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs, no Centro de Eventos da Festa da Uva, com horário das 13h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo www.mercopar.com.br .

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Foto: Eduardo Rocha/Mercopar

Notícias

Fórum Encadear Summit é atração confirmada na Mercopar 2020

Fórum Encadear Summit é atração confirmada na Mercopar 2020

Ação que propõe disseminação de conhecimento acerca da competitividade e inovaçã...

LEIA MAIS
Mercopar 2020 promove Encontro de Negócios Internacional Virtual

Mercopar 2020 promove Encontro de Negócios Internacional Virtual

Em parceria com a Apex-Brasil e a CNI, evento ocorre durante a Feira que tem o objetivo...

LEIA MAIS
Mercopar 2020 será realizada mediante rígidos protocolos de segurança sanitária

Mercopar 2020 será realizada mediante rígidos protocolos de segurança sanitária

Sebrae RS e FIERGS confirmaram a realização da feira de 17 a 19 de novembro de 2020,...

LEIA MAIS
Organizações apostam na Mercopar 2020 como estímulo à retomada da economia 1

Organizações apostam na Mercopar 2020 como estímulo à retomada da economia

Empresas Randon, Instituto Hélice, Sicredi Pioneira RS e SIMECS são patrocinadores da...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização