Palestra na Mercopar foca na quarta revolução, a da Indústria 4.0

Caxias do Sul/RS – Dentro das diversas palestras que aconteceram na Espaço Sebrae, durante os três dias da Mercopar – Feira da Inovação, que aconteceu no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, uma de grande destaque foi realizada pela Ulbra, abordando a Indústria 4.0, seus aspectos e funcionalidades.

Um dos palestrantes sobre o assunto foi Jânio Epitácio Vaz Bragança, gerente de Qualidade da Foton, fabricante chinesa de veículos de carga, que tem sede na Serra gaúcha. Segundo ele, o assunto é complexo mas hoje tem que ser a realidade da maioria das fábricas e indústrias pelo mundo. “Não é um assunto muito conhecido, procuro mostrar o que é, o que está acontecendo, seus fundamentos e locais onde estão utilizando”.

Segundo o gerente da Foton, a palestra serve para exemplificar a relação do setor de automação industrial, seus desafios, o que tem pela frente e onde podemos chegar. “Esta é a quarta revolução industrial. Os ciclos andam mais rápidos que antigamente. As empresas têm que estar preparadas para este processo”, avalia.

Bragança fala que o pilar para entender este novo momento é a interação entre os setores e saber usar de maneira integrada. Para ele, este é o segredo. Desde a matéria-prima até o cliente final deve haver uma conectividade. “Neste sentido, podemos prever todos os acontecimentos. Este é o futuro. Em 2020 deveremos ter mais de 50 bilhões de coisas conectadas. Esta tecnologia vai melhorar a eficiência e tem como analisar constantemente os resultados”, comenta ele.

Outro palestrante do dia foi Eduardo Aloisio, da Allexo Tecnologia, de Porto Alegre, que falou como gerar economia e ganho de produtividade com baixo investimento e facilidade no uso da ferramenta e a conectividade e um mundo de possibilidades. De acordo ele, todas as empresas devem ter o controle da sua produção, além do acesso em tempo real de todas as informações. “Tudo é voltado para o desenvolvimento de soluções que conectam o chão da fábrica das indústrias, escritórios à internet, permitindo monitorar as mais diversas informações dos mais variados dispositivos e equipamentos, em qualquer lugar do mundo”.

Aloisio informa que tudo isto pode ser alcançado em uma única plataforma. São dispositivos inteligentes de controle e automação à uma base de dados geral comum, independente do fabricante, local de instalação ou finalidade para qual o dispositivo esteja sendo empregado. “Assim conseguimos monitorar em tempo real qualquer variável, armazenar dados, gerar gráficos, relatórios e alertas de forma automática, evitando erros de processos”.

A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs, no Centro de Eventos da Festa da Uva. Mais informações podem ser obtidas pelo www.mercopar.com.br  .

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Eduardo Rocha/Mercopar