Trajetórias inspiradoras de mulheres empreendedoras são destaque na Mercopar
Compartilhe:
Histórias que inspiram – Mulheres na Indústria realizado na tarde do segundo dia da feira
As trajetórias de quatro empreendedoras de sucesso foram o destaque do painel “Histórias que inspiram – Mulheres na Indústria”, realizado na tarde do segundo dia da 31ª Mercopar, no Espaço Futuro. Em comum na fala das palestrantes, o sentimento que desafios e oportunidades nunca estiveram mais próximos de uma resolução positiva para os mais diferentes ecossistemas de trabalho. A primeira parte do evento trouxe o caminho percorrido pela Sócia e Gerente de Serviços da LES Soluções Industriais, Fernanda Mello Santos, que tem trabalhado para disseminar a presença das mulheres em postos e ambientes tradicionalmente masculinos. Hoje, ela se orgulha de ter 42 dos 300 postos de colaboradores da empresa ocupados por mulheres. “Gosto de pensar o nosso negócio como uma porta de abertura”, resumiu.
Ao lado dela no painel esteve a Gerente da Creatores Sofás, Gabriela Belotti, sucessora do pai na direção da empresa. “Comecei com 13 anos no operacional. Essa experiência me deu muito poder de argumentação e posicionamento de venda atualmente. Hoje, me recuso a me ‘encolher’ ao ser colocada em dúvida de minha autoridade nos assuntos por ser mulher”, pontuou.
O painel contou ainda com a presença da Diretora-presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber, Maristela Tomasi Chiappin, que aos 17 anos abriu sua primeira escola de educação infantil. Filha de mãe não-alfabetizada e pai com formação até a 4ª série, acreditou que comprometimento e intensidade seriam suas principais ferramentas. “Precisamos correr riscos, mas calculados”, afirmou Maristela.
A tarde de inspiração de empreendedorismo feminino foi encerrada com a palestra da fundadora da Malharia Anselmi, Maria de Lourdes Anselmi. Sempre curiosa e ousada, a empresária contou como deu os primeiros passos ao desenvolver camisas de tecido com o dinheiro restante das costuras que fazia para as malharia de Farroupilha. “O tempo mostra o que é certo e o que é errado”, falou. Para Maria de Lourdes, algumas máximas são sempre válidas nos negócios, como ter empatia, valores humanos, escutar a intuição, arcar com as consequências como líder e perguntar se colaboradores, clientes, comunidade e fornecedores têm orgulho de se relacionar com a sua empresa.
Foto: Zé Carlos de Andrade / Mercopar
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.