Governador destaca a importância da Mercopar para a economia gaúcha
Compartilhe:
Caxias do Sul/RS – A importância da Mercopar para a indústria brasileira, considerando-se o atual momento da economia do país, e a capacidade da feira em fomentar negócios e promover o desenvolvimento e a inovação, foram os principais aspectos destacados pelas autoridades durante a cerimônia de abertura da 24ª edição da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, realizada na noite de terça-feira (06), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
O governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e de outras autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades de classe, prestigiou o evento lembrando que a feira é realizada com base em parcerias e propõe negócios que exigem cooperação e compromisso. “Esse binômio nunca foi tão atual, seja na iniciativa privada seja na gestão pública. A subcontratação industrial alcança empresas de todos os patamares e abre espaço para quem pesquisa e desenvolve inovação e investe em qualidade”, afirmou o governador.
O governador fez questão também de enaltecer o papel da Mercopar enquanto uma feira consistente e propositiva. “Em meio a um território minado por adjetivos de toda a sorte, estamos convencidos de que o que muda a realidade é a ação. Assumimos este compromisso em equipe, de forma solidária e didática. Acreditamos que este seja o papel que a história nos leva a cumprir. E nós o faremos com a compreensão de todos. E vendo a grandeza da Mercopar sinto que com o exemplo de coragem e persistência de pessoas como as que estão aqui, a recuperação econômica, financeira e da autoestima do povo gaúcho, passa por esta feira e por Caxias do Sul”, concluiu.
CAPACIDADE E AVANÇOS – O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, lembrou que a Mercopar surgiu na década de 90, quando o serviço de subcontratação estava em discussão. “Desde então, temos promovido a aproximação de empresas nacionais e internacionais. Apesar de atravessarmos um momento econômico que castiga fortemente o setor industrial, temos convicção de que é preciso cautela, mas não paralisação. A feira reflete a capacidade do setor metalmecânico, os avanços e a qualidade da indústria, além de funcionar como um termômetro do mercado. O cenário atual recomenda que é preciso estar por dentro de toda e qualquer oportunidade de negócio”, afirmou Fialho, acrescentando que a feira permite acompanhar o mercado e estar por dentro das inovações. “Essa trajetória tão exitosa só é possível com a contribuição e o empenho de grandes parceiros, como prefeituras, sindicatos, associações, entidades de classe, instituições de ensino, expositores, empreendedores, patrocinadores, enfim, todos aqueles que contribuem há mais de duas décadas para a realização da Mercopar”.
TALENTO TECNOLÓGICO – A escolha da classe empresarial por participar da Mercopar, dando prioridade técnica e de negócios diante de outros eventos, foi saudada pelo prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. “Abrigamos não somente o suprassumo, mas a inteligência e o talento tecnológico. Aqui é o momento decisivo para muitas organizações. Sabemos que a época é difícil, que nós, gestores, temos que promover ações para não nos tornarmos síndicos de massa falida. Os segmentos produtivos não podem esmorecer. O foco do Brasil que faz acontecer está mirado para cá, para a Mercopar, fortalecendo parcerias para a retomada da economia. Esta feira é a locomotiva que todos esperavam passar por Caxias”, afirmou o prefeito.
O diretor da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente, enalteceu a presença de todos e, principalmente, das empresas que não se abateram com o atual cenário. “A Hannover tem um grande compromisso e empenho com esta feira. Que todos tenham um ambiente propício para os negócios e que a indústria saia daqui ainda mais renovada”, disse Regente.
Mais de 400 expositores participam desta edição da Mercopar, apresentando novidades nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. O evento segue até a próxima sexta-feira (09) e tem realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
De Zotti – Assessoria de Imprensa – Fotos: Eduardo Rocha e Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar