Mercopar 2020 debate energias renováveis e desenvolvimento sustentável
Compartilhe:
O IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul ocorrerá na tarde de 19 de novembro, no último dia da Feira realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS, em Caxias do Sul/RS
A 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS – agregará à programação, pela primeira vez, o debate sobre o desenvolvimento sustentável do país. O IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul – uma parceria entre FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS, Sebrae RS e Governo do Estado do RS -, ocorrerá presencialmente durante a Mercopar e terá transmissão online. Com o tema Tecnologias e planejamento para o futuro da Geração Distribuída, acontecerá no dia 19 de novembro, das 13h30 às 18h.
O objetivo do encontro é aprofundar temas relevantes a esta realidade, cada vez mais solidificada na matriz energética nacional, tais como: smart cities, armazenamento de energia e planejamento de geração distribuída. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral, o Brasil pode ter de 2 a 3 milhões de consumidores de micro e minigeração distribuída de energia elétrica até 2030, dependendo da evolução das regras.
Até 2019, o Fórum registra 63 palestrantes e, aproximadamente, 1,5 mil participantes. Anteriormente realizado na FIERGS, é uma novidade para a edição deste ano da Mercopar.
Programação preliminar*
13h30 – Abertura
Planejamento de Geração Distribuída (GD)
13h40 – A GD na matriz energética brasileira e o seu futuro no Brasil com Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)
14h – Energia Solar Fotovoltaica: políticas públicas e o futuro do segmento no Brasil com Mara Schwengber, coordenadora regional da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no RS, e Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR
14h40 – Estratégias para o mercado fotovoltaico com Elisabeth Koopman Ovando, consultora da Greener Tecnologias Sustentáveis
15h – Mercado livre e seus impactos na GD com Frederico Boschin, da MBZ Advogados
15h20 – Mediação da FIERGS com Edilson Deitos
Armazenamento de Energia
15h40 – Marcos Berton do SENAI Eletroquímica
16h – Eloir Pagnan da WEG
16h20 – Aplicações e perspectivas de futuro no Brasil – com Markus Vlasits, coordenador da Força-Tarefa de Armazenamento de Energia Elétrica da ABSOLAR
16h40 – Mediação do SENAI com Jordão Gheller
Smart Cities
17h – Kirk Douglas Bardini da WEG
17h20 – Matheus Souza da SAP
17h40 – Prof Drª Ângela Danilevicz da UFRGS
18h – Mediação da UFRGS com Prof Drª Juliana Klas
*Sujeita a alteração.
Mercopar 2020 terá protocolos de segurança sanitária
Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, foram estipulados rígidos protocolos de segurança sanitária que preveem medidas protetivas à disseminação do Covid-19. Com credenciamento online, a Feira terá controle de acessos dos participantes e distanciamento necessário. Também estão previstas intensiva higienização dos espaços e estações com álcool gel, além de uma série de outros protocolos.
Sobre a Mercopar
A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a Feira registrou, em 2019, R$ 65 milhões em negócios para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.