Salão da Inovação e Jornada 4.0 irão compartilhar conteúdos, apresentar cases e mostrar na prática o processo das tecnologias habilitadoras 

Mercopar conta com programação intensa voltada às novas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 1

Foto: Eduardo Rocha.

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, será um ambiente de referência em novas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0. Para isso, o Salão da Inovação e a Jornada 4.0 serão os eventos paralelos responsáveis por levar ações, conteúdos e cases que abordarão o tema durante os três dias da maior feira de inovação e negócios da América Latina. Para o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a maneira de se comunicar e realizar negócios mudou significativamente a partir das novas tecnologias e há uma evolução muito rápida na questão das soluções digitais. “Na Mercopar vamos dar ênfase à discussão sobre o futuro da indústria e sinalizar tendências e inovações”, complementa.

O Salão de Inovação será um espaço conceito com foco na Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras com o objetivo de disseminar aplicações e conteúdos aplicados à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups. Integram também a programação do espaço desafios tecnológicos; matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss. 

Já a Jornada 4.0 acontecerá em diversos espaços da 30ª Mercopar, sempre com temas relacionados à Indústria 4.0, além de demonstrações de tecnologias habilitadoras. Os diversos setores da indústria terão a oportunidade de conferir um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial. Entre os temas estão manufatura aditiva e digital, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, computação em nuvem, segurança digital, sistemas de simulação e digitalização. 

Programação terá conteúdos e experiências com tecnologias habilitadoras

Ações em parceria com a EMBRAPII, como a apresentação do modelo de fomento EMBRAPII e Sebrae RS, e uma oficina para aprender como enquadrar projetos para submissão desses fomentos, integram a programação do Salão de Inovação. Haverá ainda demonstração de tecnologia com drones para a área de logística, apresentação de dados do ecossistema de inovação do Estado, com mapeamentos do Sebrae RS realizado em nove municípios e ainda do Programa INOVA RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, feito em oito regiões; lançamento da plataforma de startups da Associação de Startups do RS (AGS) e a Arena Sebrae Like a Boss, que levará pitches com startups, grandes empresas e investidores, incluindo o Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss, Batalha de Startups e Pitch Invertido.

Entre a programação da Jornada 4.0 estão debates, mostras, cases e conteúdo técnico, uma oportunidade para as indústrias. Serão seminários, exposição, arena e o projeto inédito Célula Conceito Indústria 4.0, uma parceria entre Rede RS Indústria 4.0, Sebrae RS e SENAI/RS, que irá reproduzir, em escala real, uma célula produtiva com os conceitos da Indústria 4.0. Painéis com o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira, e com a gerente de Suporte e Projetos na Dynamox, Caroline Menegat, no dia 6 de outubro, às 15h, no Espaço Futuro, irão abordar a importância do apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0 e formas de antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção a corretiva. Para participar, os interessados podem realizar inscrições gratuitas pelo link https://bit.ly/Jornada4ponto0

SERVIÇO

30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial

Data: 5, 6 e 7 de outubro

Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul/RS)

Inscrições: https://bit.ly/Credenciamentomercopar 

Entrada: Gratuita e limitada

Notícias

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul –...

LEIA MAIS
Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional