Salão da Inovação e Jornada 4.0 irão compartilhar conteúdos, apresentar cases e mostrar na prática o processo das tecnologias habilitadoras 

Mercopar conta com programação intensa voltada às novas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 1

Foto: Eduardo Rocha.

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, será um ambiente de referência em novas tecnologias e conceitos da Indústria 4.0. Para isso, o Salão da Inovação e a Jornada 4.0 serão os eventos paralelos responsáveis por levar ações, conteúdos e cases que abordarão o tema durante os três dias da maior feira de inovação e negócios da América Latina. Para o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a maneira de se comunicar e realizar negócios mudou significativamente a partir das novas tecnologias e há uma evolução muito rápida na questão das soluções digitais. “Na Mercopar vamos dar ênfase à discussão sobre o futuro da indústria e sinalizar tendências e inovações”, complementa.

O Salão de Inovação será um espaço conceito com foco na Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras com o objetivo de disseminar aplicações e conteúdos aplicados à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups. Integram também a programação do espaço desafios tecnológicos; matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss. 

Já a Jornada 4.0 acontecerá em diversos espaços da 30ª Mercopar, sempre com temas relacionados à Indústria 4.0, além de demonstrações de tecnologias habilitadoras. Os diversos setores da indústria terão a oportunidade de conferir um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial. Entre os temas estão manufatura aditiva e digital, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, computação em nuvem, segurança digital, sistemas de simulação e digitalização. 

Programação terá conteúdos e experiências com tecnologias habilitadoras

Ações em parceria com a EMBRAPII, como a apresentação do modelo de fomento EMBRAPII e Sebrae RS, e uma oficina para aprender como enquadrar projetos para submissão desses fomentos, integram a programação do Salão de Inovação. Haverá ainda demonstração de tecnologia com drones para a área de logística, apresentação de dados do ecossistema de inovação do Estado, com mapeamentos do Sebrae RS realizado em nove municípios e ainda do Programa INOVA RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, feito em oito regiões; lançamento da plataforma de startups da Associação de Startups do RS (AGS) e a Arena Sebrae Like a Boss, que levará pitches com startups, grandes empresas e investidores, incluindo o Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss, Batalha de Startups e Pitch Invertido.

Entre a programação da Jornada 4.0 estão debates, mostras, cases e conteúdo técnico, uma oportunidade para as indústrias. Serão seminários, exposição, arena e o projeto inédito Célula Conceito Indústria 4.0, uma parceria entre Rede RS Indústria 4.0, Sebrae RS e SENAI/RS, que irá reproduzir, em escala real, uma célula produtiva com os conceitos da Indústria 4.0. Painéis com o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira, e com a gerente de Suporte e Projetos na Dynamox, Caroline Menegat, no dia 6 de outubro, às 15h, no Espaço Futuro, irão abordar a importância do apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0 e formas de antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção a corretiva. Para participar, os interessados podem realizar inscrições gratuitas pelo link https://bit.ly/Jornada4ponto0

SERVIÇO

30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial

Data: 5, 6 e 7 de outubro

Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul/RS)

Inscrições: https://bit.ly/Credenciamentomercopar 

Entrada: Gratuita e limitada

Notícias

Encontro online fomenta oportunidades para pequenas indústrias do plástico e da borracha

Encontro online fomenta oportunidades para pequenas indústrias do plástico e da borracha

Iniciativa da Mercopar, Projeto Comprador Digital recebe inscrições até esta sexta-f...

LEIA MAIS
Grandes fornecedores voltam à cena na Mercopar 2022

Grandes fornecedores voltam à cena na Mercopar 2022

Marcas retornam à Feira, que consolida expansão e ganha mais um dia para a realizaç...

LEIA MAIS
Fornecedores da Indústria da Defesa participam de rodada de negócios

Fornecedores da Indústria da Defesa participam de rodada de negócios

Mercopar 2022 antecipa conexões do Projeto Comprador Digital reunindo 84 empresas nest...

LEIA MAIS
Projeto Comprador antecipa a conexão entre fornecedores para a Mercopar 2022

Projeto Comprador antecipa a conexão entre fornecedores para a Mercopar 2022

A partir desta quinta-feira (21/07) compradores e vendedores vão fomentar a geração ...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização