Espaço será a materialização da tecnologia no setor industrial.

Uma fábrica dentro da Mercopar: modelo de processo fabril para Indústria 4.0 será apresentado durante a Feira

Projeção é de 64 peças produzidas por hora na Célula Conceito Indústria 4.0, durante os três dia de Mercopar 2021.

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul / RS, contará com uma nova atração: a Célula Conceito Indústria 4.0. Iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Sebrae RS e o Senai RS, o espaço irá aproximar as premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrar que é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, cliente ao aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade .

Para o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, o espaço irá materializar os ganhos da utilização de tecnologias habilitadoras da manufatura avançada. “Será a primeira vez que um Mercopar demonstrará ao público um processo fabril real. As pessoas têm a oportunidade de visualizar os diferenciais e a agilidade que a tecnologia pode proporcionar para a indústria ”, afirma.

A Célula Conceito Indústria 4.0 é um projeto que irá iniciar durante a Mercopar 2021 e tem como objetivo ser implantado em uma fábrica real. De acordo com o professor Néstor Ayala, coordenador da Rede RS Indústria 4.0, o diferencial da proposta da célula é que, em outras operações, o produto era criado especificamente para fornecer as tecnologias da Indústria 4.0. “Quando vamos resolver o problema de uma empresa, o produto normalmente não pode ser adaptado. São as tecnologias que devem se adaptar para montar o produto. E o nosso demonstrador fará isso ”, explica Ayala. Ainda segundo o professor, o trabalho de colaboração que será realizado entre os fornecedores servirá tanto para gestores, quanto para as empresas entendidas o trabalho de cada um na implantação da Indústria 4.0 dentro das fábricas. “A Indústria 4. 0 é um quebra-cabeça que deve ser montado. Por um lado, pelo cliente, que precisa entender o processo de montagem e, por outro, pelas empresas, que têm a necessidade de saber que fazem parte do processo. Esse é o grande desafio da Indústria 4.0 ”, ressalta.

Os Especialistas do Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul, serão os responsáveis ​​por integrar as tecnologias que como fornecedoras devem apresentar. Conforme o diretor regional do SENAI, Carlos Artur Trein, o grupo de trabalho integrado o desafio de produção, que irá resultar em um produto de mercado. “Está sendo desenvolvido o projeto e a construção da célula, que irá produzir um produto real, com a utilização das tecnologias habilitadoras da manufatura avançada, como Sensores, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Processamento em Nuvem ( cloud computing)) entre outras ”, explica. Ao final da Mercopar 2021, a empresa que apresentou o desafio utilizará a célula em seu processo de fabricação. “Com isto, esperamos contribuir para a disseminação tecnológica e a desmistificação da Indústria 4.0”, afirma Trein.

Como irá funcionar

A Metal Work, empresa Multinacional sediada em São Leopoldo – que oferece, entre os seus produtos, atuadores pneumáticos, elétricos, lineares e rotativos, válvulas de segurança para máquinas, sistemas flexíveis para manipulação, unidades pickandplace e terminais de ligações inteligentes / IOT / Ind .4.0 – apresentação o desafio de automatizar o processo de montagem de uma válvula pneumática, peça utilizada em diversas máquinas, principalmente que preferência que movimento.

O espaço apresentará a montagem das peças a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial. A projeção é de 64 válvulas pneumáticas produzidas por hora, durante os três dias da Mercopar. As soluções tecnológicas fornecidas por 13 empresas fornecedoras. Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classifica quais são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Protocolo de Segurança Sanitária

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira presencial industrial realizada no país cumprindo todos os procedimentos para a sua realização em meio a uma pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento.

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de geração e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R $ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenamento e Iniciantes. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online .

Mais informações podem ser indicados no site www.mercopar.com.br .

 

Notícias

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Momento reuniu representantes de poder público municipal e federal no IV Seminário Br...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional