Os conceitos e as potencialidades da Indústria 4.0 estão sendo explorados por estudantes no Salão da Inovação. O espaço, que pode ser visto na 26ª edição da Mercopar, recebe o Desafio de Robôs Indústria 4.0, reunindo estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Trabalhado por cinco equipes, eles têm a missão de desenvolver processos e soluções em uma linha de montagem que simula a fabricação de um carro. A melhor equipe será premiada na quinta-feira (5).

Cada uma das equipes ocupa uma ilha de trabalho. O objetivo é automatizar as tarefas específicas de sua estação e a comunicação com as outras estações. Apesar de receberem instruções gerais sobre o trabalho a ser desenvolvido, os estudantes devem definir a forma como executarão as tarefas. “As mesas são interativas e eles devem pensar a realização da tarefa sempre tendo em mente os conceitos da Indústria 4.0. Esse é um dos critérios no qual eles são avaliados”, ressalta Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS.

As equipes misturam estudantes de diferentes níveis. Participam do desafio alunos da Universidade Federal de Pelotas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, do Colégio Marista, e do Senai/RS. “Eles têm total autonomia para pensarem como irão resolver cada tarefa recebida. A mistura entre estudantes de perfis diferentes também permite uma troca maior de conhecimentos”, afirma a coordenadora do polo Marista de Formação Tecnológica, Marcia Beatris Broc.

Ao final do desafio cada equipe deverá apresentar um projeto. Além da qualidade da execução da tarefa e das soluções encontradas pela equipe, os avaliadores também levarão em consideração a forma como elas utilizaram os conceitos da Indústria 4.0 em suas iniciativas. “Avaliamos a engenharia utilizada por eles, o trabalho de pesquisa, e, principalmente, as conexões que eles fazem com a Indústria 4.0”, complementa Marcia.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio