Os conceitos e as potencialidades da Indústria 4.0 estão sendo explorados por estudantes no Salão da Inovação. O espaço, que pode ser visto na 26ª edição da Mercopar, recebe o Desafio de Robôs Indústria 4.0, reunindo estudantes dos níveis médio, técnico e superior. Trabalhado por cinco equipes, eles têm a missão de desenvolver processos e soluções em uma linha de montagem que simula a fabricação de um carro. A melhor equipe será premiada na quinta-feira (5).

Cada uma das equipes ocupa uma ilha de trabalho. O objetivo é automatizar as tarefas específicas de sua estação e a comunicação com as outras estações. Apesar de receberem instruções gerais sobre o trabalho a ser desenvolvido, os estudantes devem definir a forma como executarão as tarefas. “As mesas são interativas e eles devem pensar a realização da tarefa sempre tendo em mente os conceitos da Indústria 4.0. Esse é um dos critérios no qual eles são avaliados”, ressalta Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS.

As equipes misturam estudantes de diferentes níveis. Participam do desafio alunos da Universidade Federal de Pelotas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, do Colégio Marista, e do Senai/RS. “Eles têm total autonomia para pensarem como irão resolver cada tarefa recebida. A mistura entre estudantes de perfis diferentes também permite uma troca maior de conhecimentos”, afirma a coordenadora do polo Marista de Formação Tecnológica, Marcia Beatris Broc.

Ao final do desafio cada equipe deverá apresentar um projeto. Além da qualidade da execução da tarefa e das soluções encontradas pela equipe, os avaliadores também levarão em consideração a forma como elas utilizaram os conceitos da Indústria 4.0 em suas iniciativas. “Avaliamos a engenharia utilizada por eles, o trabalho de pesquisa, e, principalmente, as conexões que eles fazem com a Indústria 4.0”, complementa Marcia.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização