Mercopar 2025 – 14 a 17 de outubro de 2025, das 13h às 20h.

Notícias

Mercopar 2020 começa hoje e deve estimular a retomada econômica da indústria

Mercopar 2020 começa hoje e deve estimular a retomada econômica da indústria

De 17 a 19 de novembro, a 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial reúne o setor industrial no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, para a geração de negócios, disseminação de conhecimento e estímulo à economia.

Mercopar 2020 começa hoje e deve estimular a retomada econômica da indústria

Começa hoje uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. Confirmada para ocorrer de forma presencial e com todos as normas de segurança contra a Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a 29ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, acontecerá no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. Promovida pelo Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), é um espaço de geração de relacionamento e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A visitação durante os três dias é gratuita mediante credenciamento online em bit.ly/CredenciamentoMercopar, evitando aglomerações no evento e atendendo ao protocolo previsto em decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios. A programação será transmitida ao vivo, para participar, é necessário realizar cadastro em bit.ly/MercoparDigital.

A Feira conta com 234 expositores confirmados dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. Além disso, considerando compradores e expositores, serão dez estados e o DF participando da Feira e 9 países.

De acordo com o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, a realização da feira, com atenção aos protocolos exigidos pelo cenário atual, é de extrema importância para o setor e um compromisso com a indústria gaúcha e nacional. “Com inovação e criatividade, iremos implementar um ambiente seguro para a geração de negócios e incentivo à economia pós-pandemia. Esta é a nossa contribuição para a sociedade gaúcha, pois acreditamos na Mercopar e no seu potencial de alavancar negócios entre expositores e toda a cadeia produtiva do setor”, ressalta.

Protocolos sanitários

Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, a organização da Feira desenvolveu um protocolo de segurança sanitária, a partir de referências nacionais e internacionais, atendendo minuciosamente o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, as ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição  de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital para evitar aglomerações. O fluxo na feira será controlado por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso com distanciamento mínimo de 1,5m,  corredores alargados com 4m e 6m, e circulação em dois sentidos.

A feira terá entrada, com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Serão instalados dispensers e tótens com álcool em gel em todos os espaços do evento. O monitoramento dos aparelhos de ar condicionado também será realizado, com a higienização diária. A capacidade será determinada pela bandeira indicativa da região no período do evento e haverá comunicação com alertas para o número máximo de pessoas. Os ambientes, equipamentos, móveis e objetos serão higienizados com frequência durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes e depois de cada atividade.

Salão de Negócios

Com o objetivo de gerar conexões entre empresas para novos negócios, o Salão de Negócios acontecerá durante os três dias do evento, das 14h às 19h, e contará com três ações paralelas, tanto presenciais, quanto virtuais. Já tradicional no Salão, o Projeto Comprador Presencial aproxima grandes empresas, expositores e micro e pequenas organizações atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos. A novidade de 2020 está nas ações digitais como o Projeto Comprador Digital, que permitirá às empresas que não puderem estar presencialmente realizar conexões a distância com compradores nacionais.

Também de forma inovadora, a FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promove o Encontro de Negócios Internacional Virtual. A iniciativa oferecerá oportunidades de exportação para as empresas locais através de uma plataforma de matchmaking virtual, por meio de agendas de negócios de 30 minutos com importadores provenientes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru, das 10h às 19h.

Salão de Inovação

O Salão de Inovação é um espaço conceito criado para disseminar conteúdos sobre desenvolvimento tecnológico aplicado à indústria e gerar oportunidades de negócios inovadores entre empresas. Para isso, contará com extensa programação que reúne talks, oficinas, exposição de tecnologias, desafios de Startups e demonstração interativa.

A novidade de 2020 é a possibilidade dos visitantes interagirem com alguns equipamentos e absorverem conteúdos a partir disso, além da exposição de tecnologias com pequenas empresas inovadoras. Entre as inovações destacam-se: Inteligência Artificial, blockchain, big data e analytics, drones, robotização, realidade estendida e virtual, gamificação, de eficiência energética, e assistentes virtuais e de voz. Para promover a conexão entre Startups, investidores e grandes empresas, o evento contará com o Sebrae Like a Boss – um desafio de pitches  de Startups para uma banca de investidores e especialistas, gerando oportunidade de investimentos, e do matchmaking – para criar oportunidades de negócios e de projetos inovadores que possam ser desenvolvidos.

Terra de Empreendedores

O Painel, que acontecerá na Arena Mercopar, no dia 17 de novembro, das 10h às 11h30, contará a história de vida de empreendedores de sucesso que transformaram os territórios e abriram novas fronteiras para o empreendedorismo no Brasil. São eles: o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS – Gilberto Porcello Petry, o CEO das Empresas Randon – Daniel Randon, e o CEO da Sul Corte – Paulo Spanholi.

Fórum Encadear Summit

Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre empresas de diferentes portes, o Fórum Encadear Summit apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. A iniciativa, que ocorrerá no auditório da Mercopar, no dia 18 de novembro, das 9h às 13h, propõe a disseminação do conhecimento sobre a estratégia do encadeamento produtivo, um dos mecanismos mais efetivos para incrementar a competitividade.

Mind7 Startup

O Mind7 Startup – evento organizado pelo Acelera Serra, ocupará o palco principal da Mercopar, no dia 17 de novembro, das 16h15 às 20h45. O projeto, que acontece anualmente na cidade, integrará a Feira com uma trilha de conteúdos imersiva no universo das Startups. Destinado a empreendedores, investidores, compradores, vendedores, profissionais em geral, estudantes e interessados pelo tema Startups, o Mind7 contará com conteúdos acessíveis para aqueles que desejam imergir na forma de pensar e agir do empreendedorismo e da inovação.

Jornada 4.0

Pelo segundo ano consecutivo, a Mercopar contará com a Jornada 4.0 na programação. Promovida pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS, a ação reúne atividades presenciais e online como seminários, palestras, debates, webinars e exposição de tecnologias.

A iniciativa, que acontece durante os três dias da Feira, visa a acelerar o ritmo de projetos nos diversos setores da indústria por meio das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, utilizando uma linguagem acessível para os diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial. No dia 18 de novembro, no auditório da Feira, ocorrerá o Seminário Jornada 4.0.

Histórias que inspiram

O seminário apresentará histórias reais de empreendedorismo e transformação de empresários gaúchos de referência no mercado que atuam e abordará temas como Indústria 4.0, transformação digital, ciência de dados, novos modelos de negócios. O evento acontecerá no dia 18 de novembro, das 17h às 18h30, na Arena Mercopar.

Fórum Perspectivas Econômicas Pós-Crise

No último dia da Feira, das 9h às 12h30, na Arena Mercopar, acontecerá o Fórum Perspectivas Econômicas Pós-Crise sobre os impactos da pandemia e retomada da indústria. A programação contará com os painéis Economia do RS e Brasil e Reformas, além da participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

Fórum de Geração Distribuída

Pela primeira vez, o IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul – uma parceria entre FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS, Sebrae RS e Governo do Estado do RS -, ocorrerá presencialmente na Mercopar, no dia 19 de novembro, das 13h30 às 18h, e terá transmissão online. Com o tema Tecnologias e planejamento para o futuro da Geração Distribuída, abordará três eixos de discussão: smart cities, armazenamento de energia e planejamento de geração distribuída.

Para mais informações, acesse o site www.mercopar.com.br e acompanhe as redes sociais da Feira em @mercopar.

fechar

Seja um expositor