Maior feira de inovação industrial da América Latina , a Mercopar acontecerá entre os dias 5 e 7 de outubro, em Caxias do Sul (RS), cumprindo rígidos normas sanitários.

Mercopar 30 anos está confirmada para outubro com foco na geração de negócios

Foto: Eduardo Rocha.

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial – acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS) e reúne pequenos, médios e grandes negócios de segmentos variados como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, e Startups. Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país, a edição de 2021 está planejada para ocorrer de forma híbrida (on-line e presencial) com o foco na geração de negócios e cumprindo todos os procedimentos para garantir segurança sanitária em meio a pandemia.

De acordo com o presidente da Fiergs e do Conselho Deliberativo do Sebrae, entidades promotoras da Feira, Gilberto Porcello Petry, a Mercopar tem na edição de 2021 uma missão de ser um vetor para a retomada atividade da industrial no Brasil. “Muito além de um evento estratégico para o setor, tornou-se uma referência em protocolos de segurança, sendo a única feira presencial industrial realizada no país cumprindo todos os procedimentos em meio a pandemia do novo coronavírus. Tal feito possibilitou a realização de negociação em um momento delicado, ofereceu um ambiente de aproximação entre pequenas e grandes empresas e bateu recorde de geração de negócios. A 30ª edição da Mercopar oportunizará muito além de negócios, será um momento de projetar o futuro ”, afirmou.

Entre as empresas que já confirmam presença na 30ª Mercopar estão as gaúchas Altec Industrial, Anay Fitas, Embala Brasil, JGB, Maxitron Automação Robótica, Kifix Grampos de Fixação, Metal Work, Redutores IBR, Texclean Lavanderia, Selltis e Tiesse Sul. Já entre as associações de outros estados que estão na Feira estão como os paulistas Centellha, SEW e ACZ Inox; como catarinenses OBR Equipamentos (SC) e OMI Brasil (SC); uma paranaense Loupen Tecnologia (PR); e a brasiliense Quarks Laser & Plasma.

Em 2020, a Mercopar bateu recorde com R $ 128 milhões em negócios gerados, alta de 96% em relação ao ano anterior. Os 15 mil metros quadrados recebidos 235 expositores, incluindo 40 Startups, e mais de 10 mil visitantes (distribuídos nos três dias em diferentes horários), que participaram de forma presencial e, também, por meio da plataforma digital do evento. Para 83% dos expositores, o evento atendeu ou superou conforme as expectativas. 

Salão de Inovação

Divulgar aplicações e ciência à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups. Esse é o objetivo do Salão da Inovação, o espaço conceito com foco na indústria 4.0. Na edição de 2021 contará em sua programação com desafios tecnológicos; matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss. 

Célula Conceito Indústria 4.0

Atração inédita na Mercopar, a Célula Conceito Indústria 4.0 levará para a feira um processo fabril produtivo. O espaço irá aproximar como premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrar que é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, aumento ao aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade. O espaço apresentará a montagem de válvulas pneumáticas, peça completa em máquinas, principalmente aquelas que movimento, a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial. A projeção é de 64 peças produzidas por hora, durante os três dias da Mercopar. Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI),As soluções tecnológicas fornecidas por 13 empresas fornecedoras.

Jornada 4.0

A Jornada 4.0 irá apresentar aos diversos setores da indústria um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial. Entre os temas estão a manufatura aditiva e digital, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, baseada em nuvem, segurança digital, sistemas de simulação e digitalização. A programação do evento contempla debates, mostras, cases e conteúdo técnico, uma oportunidade para as indústrias. 

Protocolos de Segurança Sanitários

Aos moldes da edição de 2020, o Mercopar 2021 segue as normas rígidas de segurança sanitária. Por meio de um protocolo desenvolvido a partir de referências nacionais e internacionais, como ações atendem ao decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, estão previstas medidas protetivas da rede hoteleira, sem credenciamento e sem controle de acessos dos participantes ao evento. A temperatura de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras permanentes obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital dos participantes, para evitar aglomerações. O fluxo na feira segue controlado, por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso, com distanciamento mínimo de um metro e circulação em dois sentidos.Para manter a segurança dos participantes, uma feira terá entrada com tapetes higienizantes, separado da saída, Além da limpeza constante de toda a estrutura usada. Distribuidores e tótens com álcool em gel serão colocados em todos os espaços do evento, com higienização de diária dos aparelhos de ar condicionado. Haverá comunicação com alertas para o número máximo de pessoas, além da higienização de frequência de ambientes, equipamentos, móveis e objetos durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes de cada atividade. Saiba mais sobre os protocolos móveis e objetos durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes de cada atividade.Saiba mais sobre os protocolos móveis e objetos durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes de cada atividade. Saiba mais sobre os protocolos aqui .

SERVIÇO

30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial

Dados: 5, 6 e 7 de outubro

Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul / RS )

Entrada: Gratuita

Notícias

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul –...

LEIA MAIS
Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 242 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização