A utilização de robôs pode trazer um grande benefício para automatização de processos de usinagem e colocar um robô não é a resposta para aumentar produtividade das empresas. Antes de  decidir pela utilização de um robô, é importante analisar o processo manual e adotar métodos que ajudarão a otimizá-lo.

De acordo com o Prof. Dr. Edwin Avólio, responsável pelo Divisão de Robótica da HIWIN Mectrol do Brasil, “As oportunidades para a utilização de robôs devem ser analisadas a partir do  estabelecimento de um processo otimizado, cujos ganhos de eficiência já atingiram um patamar de estabilidade, o grande desafio é a utilização de princípios de otimização em processos com grande dinâmica de atividades as quais compartilham vários recursos, e os robôs da HIWIN tem condições para satisfazer as necessidades das empresas que trabalham no segmento de usinagem, se a empresa acredita que seja a hora de explorar os ganhos adicionais de produtividade, esta empresa deve analisar a possibilidade da utilização dos robôs HIWIN, pois além da qualidade equiparada as marcas tradicionais de mercado, o custo beneficio chega a ser um atrativo e a facilidade de instalação é um diferencial” afirma.

“Antes de decidir pela implementação de um processo de automação em uma indústria de usinagem, deve-se responder duas perguntas. Primeira, você consegue otimizar o processo de fabricação executado manualmente de forma que ele seja confiável? E segunda, com base na análise de um novo processo de fabricação automatizado, este poderá utilizar plenamente a flexibilidade de um robô, proporcionando retorno do seu investimento?, antes de introduzir um robô no chão de fábrica, o primeiro passo é otimizar o fluxo de processo para minimizar o tempo de produção e a melhorar a qualidade do produto. O segundo passo é automatizar tarefas redundantes. Muitas empresas acham que sua produção é muito pequena e não têm um volume suficiente para justificar um sistema com robôs. Esse é um argumento justo, mas é importante entender que o robô será útil em ambientes onde há necessidade de mudanças e flexibilidade” comenta.

O robô articulado de 6 eixos da HIWIN, é um manipulador mecânico, flexível e pode ser programado para executar qualquer tarefa de usinagem dentro da sua capacidade de carga útil e alcance. Ele pode executar um conjunto de tarefas com facilidade e com pouca intervenção manual, o que é muito positivo dentro das industrias de usinagem e estará na Mercopar – Stand K211.

SOBRE A HIWIN MECTROL DO BRASIL – A HIWIN Mectrol do Brasil atua em todo o território nacional e em alguns países da América Latina, fornecendo produtos de alto desenvolvimento tecnológico na área de Automação Industrial, Máquinas Operatrizes, Eletrônica, Ramo Moveleiro, Metal Mecânico, Indústria Gráfica, Automotiva, Bebidas, Alimentícia, Plástico, Óleo e Gás, Geração de Energia, Aeroespacial & Defesa, Embalagem, Corte & Conformação, Siderurgia, Metal & Mineração, Metal-Mecânico, Metalúrgico, Medicina & Saúde, Hospitalar, Agrícola, Papel & Celulose, Têxtil, Calçadista, Pesquisa & Desenvolvimento, Maquinários da Indústrial em geral e entre outras, oferecendo soluções integradas para automatização e o controle de movimento. A matriz está localizada na cidade de Bauru no Estado de São Paulo e possui unidades em localidades estrategicamente localizadas como nas cidades de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Joinville, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Manaus.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 4009 0507 ou no site www.mectrol.com.br. O Video do Robô – modelo RA605 pode ser conferido no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=mnUgN-vsMfw

Fonte: HIWIN Mectrol do Brasil

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização