O IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul ocorrerá na tarde de 19 de novembro, no último dia da Feira realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS, em Caxias do Sul/RS

A 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS – agregará à programação, pela primeira vez, o debate sobre o desenvolvimento sustentável do país. O IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul – uma parceria entre FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS, Sebrae RS e Governo do Estado do RS -, ocorrerá presencialmente durante a Mercopar e terá transmissão online. Com o tema Tecnologias e planejamento para o futuro da Geração Distribuída, acontecerá no dia 19 de novembro, das 13h30 às 18h.

O objetivo do encontro é aprofundar temas relevantes a esta realidade, cada vez mais solidificada na matriz energética nacional, tais como: smart cities, armazenamento de energia e planejamento de geração distribuída. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral, o Brasil pode ter de 2 a 3 milhões de consumidores de micro e minigeração distribuída de energia elétrica até 2030, dependendo da evolução das regras.

Até 2019, o Fórum registra 63 palestrantes e, aproximadamente, 1,5 mil participantes. Anteriormente realizado na FIERGS, é uma novidade para a edição deste ano da Mercopar.

Programação preliminar*

13h30 – Abertura

Planejamento de Geração Distribuída (GD)

13h40 – A GD na matriz energética brasileira e o seu futuro no Brasil com Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)

14h – Energia Solar Fotovoltaica: políticas públicas e o futuro do segmento no Brasil com Mara Schwengber, coordenadora regional da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no RS, e Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR

14h40 – Estratégias para o mercado fotovoltaico com Elisabeth Koopman Ovando, consultora da Greener Tecnologias Sustentáveis

15h – Mercado livre e seus impactos na GD com Frederico Boschin, da MBZ Advogados

15h20 – Mediação da FIERGS com Edilson Deitos

Armazenamento de Energia

15h40 – Marcos Berton do SENAI Eletroquímica

16h – Eloir Pagnan da WEG

16h20 – Aplicações e perspectivas de futuro no Brasil – com Markus Vlasits, coordenador da Força-Tarefa de Armazenamento de Energia Elétrica da ABSOLAR

16h40 – Mediação do SENAI com Jordão Gheller

Smart Cities

17h  – Kirk Douglas Bardini da WEG

17h20 – Matheus Souza da SAP

17h40 – Prof Drª Ângela Danilevicz da UFRGS

18h – Mediação da UFRGS com Prof Drª Juliana Klas

*Sujeita a alteração.

Mercopar 2020 terá protocolos de segurança sanitária

Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, foram estipulados rígidos protocolos de segurança sanitária que preveem medidas protetivas à disseminação do Covid-19. Com credenciamento online, a Feira terá controle de acessos dos participantes e distanciamento necessário. Também estão previstas intensiva higienização dos espaços e estações com álcool gel, além de uma série de outros protocolos.

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a Feira registrou, em 2019, R$ 65 milhões em negócios para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online.

Notícias

HarboR estreia na Mercopar com solução para a Indústria 4.0

HarboR estreia na Mercopar com solução para a Indústria 4.0

Empresa que desenvolve sistemas industriais vai expor no espaço Jornada 4.0 da Feira d...

LEIA MAIS
Embala Brasil apresentará lançamentos na Mercopar 2020

Embala Brasil apresentará lançamentos na Mercopar 2020

Empresa de Lajeado/RS atua no segmento de automatização de processos industriais de e...

LEIA MAIS
Mercopar 2020 promove Rodadas de Negócios presenciais e a distância

Encontro de Negócios Internacional Virtual da Mercopar recebe inscrições até dia 27 de outubro

As reuniões acontecem de 17 a 19 de novembro, durante a Mercopar, e contam com comprad...

LEIA MAIS
Mercopar 2020 ocorre em novembro e deve estimular a retomada econômica da indústria

Mercopar 2020 ocorre em novembro e deve estimular a retomada econômica da indústria

De 17 a 19 de novembro, a 29ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial reúne o setor...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realizadores:

Patrocínio Master:

Patrocínio:

Apoiadores: